A Short Note On The And Its Effects

6288 Words26 Pages
INTRODUÇÃO
A agricultura familiar no Brasil é sempre lembrada por ser fonte de emprego no campo, por ser fornecedora de suprimentos primários para as grandes cidades e por ser a fonte de sobrevivência de inúmeras famílias que ainda vivem e dependem do campo no país. Ela também é vista como importante na busca pelo fim do êxodo rural, grande responsável pela superlotação dos grandes centros urbanos e responsável pelo crescimento das favelas, uma vez que as pessoas que saem do campo em busca das grandes cidades, em sua maioria, não têm condições de habitar nestas cidades a não ser nas chamadas comunidades urbanas.
Segundo Conab (Companhia nacional de abastecimento), a agricultura familiar é responsável por mais de 80% da ocupação no setor rural e responde no Brasil por sete de cada 10 empregos no campo e por cerca de 40% da produção agrícola. Nos dias de hoje, a maioria dos alimentos que estão presentes nas mesas dos brasileiros vem das pequenas propriedades rurais. A agricultura familiar favorece o emprego de práticas produtivas ecologicamente mais equilibradas, como a diversificação de cultivos e o menor uso de insumos industriais.
Ainda segundo a Conab, a agricultura familiar historicamente tem estado fora das políticas públicas brasileiras e por isso a comercialização da produção agrícola familiar sempre gerou frustação e desestímulo para os pequenos agricultores, por isso estes agricultores, em sua maior parte, buscam intermediários para escoarem sua produção, e os preços
Get Access