Relação Comercial Brasil E China: Vantagens E Desvantagens

15403 Words Nov 10th, 2010 62 Pages
INTRODUÇÃO

Nesta monografia, procurou-se explicar a aproximação entre Brasil e China, ressaltando as vantagens e desvantagens das relações econômicas e políticas entre ambos os países, levando em consideração os fatores da globalização que interferem na cultura. Como também, discutiu-se as relações China vs mundo, procurando entender o papel desse país no contexto global.

A China possui a terceira maior extensão de terra do mundo, vinte e três províncias e cinco regiões autônomas com 1,7 bilhões de pessoas (Veja, 2007). E tal como o Brasil é um país continental e seu desenvolvimento também se deu do litoral para o interior ou de leste para oeste.

No Brasil sua economia cresce, o real se fortifica, a inflação está aparentemente
…show more content…
Como também as relações China X mundo, explicando a influência da China no cenário da economia global, que hoje vem se tornando o motor desta para o mundo, tendo sua participação como essencial para o crescimento econômico global, além do interesse chinês, no sentido de estabelecer parcerias estratégicas com diversos países, implementando e afirmando uma política multilateral.

Em relação à parceria Brasil X China, relatada no terceiro capítulo, pôde-se perceber que ambos, países emergentes, possuem o mesmo interesse, o de se tornarem potências mundiais. E essa busca, fez com que estabelecessem parcerias estratégicas, concretizadas a partir do reconhecimento da China, pelo Brasil, como uma economia de mercado[1]. A partir desse momento, esse alinhamento se tornou crescente, principalmente na área econômica, com a formação de joint-ventures e exportações de um para o outro, o que criou algumas vantagens e desvantagens, contraditórias, é verdade, mas essenciais.

Por fim, chegou-se à conclusão de que essa parceria sino-brasileira é algo muito bom e crescente, porém dolorosa, pois como em tudo em que há vantagens, há também desvantagens, mas nada que estremeça essa relação, que busca diminuir a competitividade, para aumentar a cooperação entre esses dois Estados.

CAPÍTULO 1
REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLÓGICO

Brasil e China são dois países, para os quais, olhando-se em uma primeira investida, nada se observa em comum. Porém, há mais

More about Relação Comercial Brasil E China: Vantagens E Desvantagens

Open Document